Aviso na Apuração: 'Não existem valores informados para a receita bruta acumulada. Para informar acesse o menu Movimentos\Outros\Simples Nacional\ Receita Bruta Acumulada.'

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

  • Causa
Esse aviso ocorre quando o Simples Nacional é apurado antes do preenchimento da Receita Bruta dos últimos 12 meses na tela de Receita Bruta Acumulada.
 
  • Solução
Para solucionar, é necessário registrar as informações da receita bruta acumulada na tela correspondente e, em seguida, apurar o período novamente.
 
1. Acesse menu Movimentos > Outros > Simples Nacional > Receita Bruta Acumulada;
2. No campo Início do Cálculo do Simples Nacional, verifique se a competência informada está correta. Caso não esteja, atualize com a competência correta;
3. Na coluna Período serão exibidos os últimos doze meses anteriores à competência informada no campo anterior, considerando o início das atividades da empresa;
4. Nas colunas Receita bruta, exceto exportação de mercadorias e Receita bruta exportação de mercadorias, informe os valores de receita bruta acumulada dos meses anteriores;
5. Se preferir importar os valores em vez de informá-los manualmente, há duas opções:
 
• [Importar dos Lançamentos], para importar os valores conforme as notas lançadas no sistema, é necessário que as notas dos períodos anteriores estejam escrituradas. Essa opção é mais indicada em casos de troca de regime, e não de troca de escritório;
[Importar do PGDAS], para importar os valores conforme as informações declaradas no PGDAS nos meses anteriores. Essa opção é mais indicada em casos de troca de escritório, e não de troca de regime. Em caso de duvidas sobre esse procedimento, clique aqui.
 
6. Clique em [Gravar], para salvar as informações;
7. Apure o período novamente e verifique que o aviso não será mais exibido.
 
OBS: Mesmo sem receitas nesses períodos, é necessário acessar a tela e gravar todos os períodos zerados, caso contrário, a mensagem será exibida.
 
Informação Complementar
No caso de matriz e filiais, é necessário preencher essa tela tanto na matriz quanto na filial. Mesmo que uma das empresas não tenha movimento, é obrigatório acessar a tela e informar a data de início de apuração no sistema.

Marcar todos como lidos