Como preencher o registro 'L210 - Composição dos Custos' do SPED ECF?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

O registro L210 tem como função, apresentar a composição dos custos dos produtos de fabricação própria vendidos e custos dos serviços prestados no período, para as empresas que utilizam o inventário permanente.
 
Preenchendo as informações no botão Outros Dados:
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED ECF;
2 - No quadro Período, informe a competência que será gerado o arquivo e clique no botão [Outros Dados...];
3 - Na guia Parâmetros de Tributação, verifique se a Forma de Tributação do lucro está '1-Lucro Real' e a Qualificação da pessoa jurídica como ‘PJ -Geral’;
 
OBS:
No caso de lucro real estimativa (anual), o preenchimento do registro L210 será:
 
  • Tipo ‘E - Receita Bruta e Acréscimos’: será informado no período anual (A00);
  • Tipo ‘B – Balanço/Balancete de Suspensão/Redução’: mensal, com saldos acumulados de um mês para outro.
4 - Na guia Real IRPJ e CSLL > L210 - Informativo da Composição de Custos, no quadro Composição de Custos, na coluna 'Contas', clique no botão ‘[...]’ para selecionar as contas contábeis que deseja importar os valores das contas contábeis;
5 - No quadro Opção, selecione a opção '[x] Determinar a forma de importar o saldo das contas contábeis', caso queira determinar qual tipo de saldo o sistema deverá importar e no quadro Contas, clique no botão [Incluir] para informar as contas contábeis em que o sistema buscará o saldo para importar, conforme:
 
  • Total de débito: buscará o total de débito das contas informadas no período que está informando a composição;
  • Total de crédito: buscará o total de crédito das contas informadas no período que está informando a composição;
  • Saldo do período: buscará o saldo confrontando os débitos x créditos do período que está informando a composição (Exemplo: 100,00 D x 54,00 C = Saldo do período = 46,00 D);
  • Saldo do exercício: será a soma do saldo do período com o saldo anterior das contas contábeis informadas.
OBS: Caso não selecione a opção ‘[x] Determinar a forma de importar o saldo das contas contábeis’, o sistema aplicará uma fórmula interna conforme cada tipo de campo. Avalie o resultado, pois os valores serão validados com os saldos das contas referenciais no validador.
 
Exemplo:
Importando o 'Saldo inicial de Estoques' do 1º TRI/20x1 quando desmarcado a opção '[ ] Determinar a forma de importar o saldo das contas contábeis', o sistema buscará os saldos finais do período anterior das contas contábeis informadas, no caso 4º TRI/20x0. 
 
6 - Clique no botão [OK] para gravar as alterações;
7- Clique no botão [Importar] para trazer os saldos conforme as configurações realizadas;
8 - Clique no botão [OK] para salvar as alterações e clique no botão [OK] para gerar o arquivo.
 
OBS: 
 
  • Realize este procedimento para cada campo cujo necessita informar a composição dos custos.
  • O sistema somente irá importar este saldo, caso tenha lançamentos realizados com a conta informada. Caso não queira importar, poderá informar manualmente os valores em cada campo.
  • Para a composição dos custos será validada no PVA com os saldos das contas referenciais de custos. Exemplo: se a composição do CPV no L210 foi de R$ 10.000,00 (dez mil reais), no validador a conta referencial de CPV deverá apresentar o mesmo saldo.
 

Marcar todos como lidos