Como emitir o relatório DeSTDA - DIFALI vendas interestaduais destinadas a não contribuinte de Outra UF - EC 87/2015?

Este relatório estará disponível somente para empresas do Simples Nacional, foi elaborado para conferência e preenchimento da declaração SEDIF.
 
EMITINDO O RELATÓRIO
1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu INFORMATIVOS, submenu FEDERAIS, clique em DESTDA;
2 – No grupo PERÍODO será informado o período atual da empresa “MM/AAAA” e no grupo GERAR, selecione a opção ‘[x] Relatório’;
3 – No grupo OPÇÕES, selecionar a opção "[x] Destacar linhas" para que as linhas apareçam diferenciadas no relatório;
4 – Clique no botão [OK] e avalie o resultado;
 
 
Exemplo Relatório DeSTDA com Venda Interestadual Destinada a Não Contribuinte de Outra UF - EC 87/2015:
1 – Efetuar a configuração da empresa para calcular o imposto “145 – ICMS DIFAL – Não Contribuinte”;
 
OBS: Caso tenha dúvidas de como configurar uma empresa do SIMPLES NACIONAL com Diferencial de Alíquota com vendas para não contribuintes de outra UF, acesse a solução 'Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a Não Contribuinte - Empresas no regime Simples Nacional?' no tópico soluções relacionadas.
 
2 – Efetuar o lançamento de notas de Saída com acumulador definido para operação;
 
Exemplo:
 
 
 
 
 
3 – Apurar o período e fazer a emissão do relatório, onde será demonstrada a informação de acordo com as operações do período;
4 –  Segue exemplo do relatório:
 
 
5 – Na coluna "UF" é gerado todas as Unidades Federativas que tenham valor apurado para o imposto “145 – ICMS DIFAL – Não Contribuinte”;
6 – Na coluna "Inscrição Estadual" é gerado a inscrição estadual de cada UF informada na janela "Inscrições Substitutas" aberta no botão "[ ... ]" do campo "[ x ] Substituição Tributária" da guia GERAL, subguia ESTADUAL, subguia OPÇÕES dos PARÂMETROS da empresa 'se houver'.
 
 
5 – Caso alguma UF não tenha inscrição estadual, mas tenha valor apurado para o imposto “145 – ICMS DIFAL – Não Contribuinte”, será gerado o valor no relatório, porém a coluna “inscrição estadual” ficará em branco.
6 – Na coluna "Valor Declarado" será gerado o valor do campo “Débitos pelas saídas do ICMS diferencial de alíquota da UF destino” da tela de apuração do imposto “ICMS DIFAL – Não Contribuinte” separado por UF.
 
 
7 – O valor será totalizado abaixo a soma da coluna "Valor Declarado".
 

Marcar todos como lidos