Este erro ocorre quando há notas de serviços com modelo e espécie diferente para esse tipo de operação ou lançamentos de Documento Não Fiscal com acumulador configurado para somar frete, despesas acessórias a base de cálculo de PIS e COFINS.
1. Há lançamentos de Serviços no período de entrega do informativo?
Caso sim, emita um relatório de acompanhamento das notas de serviços para localizar as notas que devem ser ajustadas, observando a coluna espécie:
1. Acesse o menu Relatórios > Acompanhamentos > Serviços;
2. Informe o período e, no quadro Ordem, selecione "Espécie";
3. Clique em [OK] para emissão do relatório;
4. Avalie as espécies de cada nota apresentada e anote quais notas precisam ser ajustadas:
5. Se forem poucas, clique no código da nota, o que abrirá automaticamente a nota para alteração. Caso tenha muitas notas, siga os demais passos.
Para alterar a espécie em lote:
1. Acesse o menu Utilitários > Alterar Notas e Outros Lançamentos > Serviços;
2. Busque e selecione as notas que precisam ser alteradas;
3. Clique no botão [Alterar...];
4. Na guia Geral, marque o campo '[x] Alterar espécie para:' e, ao lado, selecione uma espécie de serviços. Exemplo: '39-NFS-e';
5. Confirme as alterações.
Por fim, realize a apuração, gere um novo arquivo EFD Contribuições e faça a validação no validador fiscal. O erro não deverá mais ser apresentado.
2. Utiliza Documento Não Fiscal?
Esses lançamentos geram o Registro F100 no EFD Contribuições, mas, quando o acumulador está configurado para incluir frete, seguro ou despesas acessórias na base de cálculo de PIS e COFINS, o registro não é gerado, causando divergências com os Registros M210/M610. Para corrigir:
1. Acesse o menu Arquivos > Acumuladores e localize o acumulador utilizado nos lançamentos;
2. Crie uma [Nova Vigência] para o período que está fazendo a entrega do informativo;
3. Na guia Notas > Opções, desmarque a opção '[ ] Somar o valor do frete, seguro e despesas acessórias na base de cálculo de PIS e COFINS';
4. Clique em [Gravar] para concluir.
Por fim, realize a apuração, gere um novo arquivo EFD Contribuições e faça a validação no validador fiscal. O erro não deverá mais ser apresentado.