Configuração para Emissão de Boletos Bancários.

Desabilitado conforme solicitado pelo setor de supoprte. Este trata de uma dica geral e será criado dicas para bancos em específico. 
 
1- CADASTRO DOS BANCOS:
1.1 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em BANCOS;
1.2 - No campo CÓDIGO, será preenchido automaticamente pelo próprio sistema, seguindo uma sequência numérica, caso seja necessário, poderá alterar esse código;
1.3 - No campo CÓDIGO DO BANCO, informe o número do banco definido para a câmara de compensação do Banco Central. (Ex. Banco do Brasil = 001, Caixa Econômica = 104);
1.4 - No campo NOME, informe o nome do banco correspondente;
1.5 - Clique no botão [Gravar], para salvar o banco.
 
 
 
 
2- CADASTRO DE AGÊNCIA:
2.1 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em AGÊNCIAS;
2.2 - O campo CÓDIGO será preenchido automaticamente pelo próprio sistema, seguindo uma sequência numérica, caso seja necessário, poderá alterar esse código;
2.3 - No campo BANCO, selecione o banco dessa agência;
2.4 - No campo AGÊNCIA, informe o número da agência;
2.5 - No campo DÍGITO VERIFICADOR, caso haja, informe o dígito verificador da agência;
2.6 - No campo NOME, informe o nome da agência;
2.7 - No campo COOPERATIVA DE CRÉDITO, selecione a opção “Sim”, caso a agência seja uma cooperativa de crédito, caso contrário, selecione a opção “Não”.
2.8 - No campo CNPJ DA COOPERATIVA, informe o CNPJ da cooperativa de crédito. Este campo somente estará habilitado quando no campo COOPERATIVA DE CRÉDITO estiver selecionada a opção “Sim”.
 
OBS: Os campos AGÊNCIA DA COOPERATIVA e DÍGITO VERIFICADOR DA COOPERATIVA, somente estarão habilitados quando no campo COOPERATIVA DE CRÉDITO, estiver selecionada a opção “Sim”.
 
2.9 - No campo AGÊNCIA DA COOPERATIVA, informe o número da agência da cooperativa;
2.10 - No campo DÍGITO VERIFICADOR DA COOPERATIVA, informe o dígito verificador da cooperativa;
2.11 - No campo ENDEREÇO, informe o endereço da agência;
2.12 - No campo NÚMERO, informe o número do endereço da agência;
2.13 - No campo COMPLEMENTO, informe o complemento do endereço da agência;
2.14 - No campo BAIRRO, informe o bairro da agência;
2.15 - No campo CIDADE, informe a cidade da agência;
2.16 - No campo UF, informe o Estado da agência;
2.17 - No campo DDD, informe o código de discagem direta à distância da agência;
2.18 - No campo FONE, informe o número do telefone da agência;
2.19 - No campo C.E.P., informe o código de endereçamento postal da agência;
2.20 - Clique no botão [Gravar], para salvar a agência.
 

 
 
3- CADASTROS DE CONTAS FINANCEIRAS
3.1- Acesse o menu ARQUIVOS e clique em CONTAS FINANCEIRAS;
3.2- O campo CÓDIGO, será preenchido automaticamente pelo próprio sistema, seguindo uma sequência numérica, caso seja necessário, poderá alterar esse código;
3.3- No campo DESCRIÇÃO, digite uma descrição para a conta financeira;
3.4- Na guia GERAL:
3.4.1- No campo TIPO, selecione a opção:
3.4.1.1- BANCÁRIA, caso a conta que você esteja cadastrando seja uma conta em banco;
3.4.1.2- CAIXA, caso a conta que você esteja cadastrando seja uma conta caixa;
 
OBS: Os campos BANCO, AGÊNCIA, CONTA CORRENTE e DÍGITO VERIFICADOR somente estarão habilitados, se no campo TIPO, estiver selecionado a opção BANCÁRIA.
 
3.4.2- No campo BANCO, selecione o banco da conta financeira;
3.4.3- No campo AGÊNCIA, selecione a agência da conta financeira;
3.4.4- No campo CONTA CORRENTE, informe o número da conta corrente da conta financeira;
3.4.5- No campo DÍGITO VERIFICADOR, informe o número do dígito verificador da conta corrente;
3.4.6- No campo TIPO DA CONTA, informe o do tipo da conta correspondente à conta financeira. Este campo somente estará disponível, quando no campo BANCO for informado o banco Banese (Código 047).
3.4.7- No campo CONTA CONTÁBIL, informe o código da conta contábil correspondente à conta financeira. Este campo somente estará habilitado quando nos parâmetros estiver configurado para gerar lançamentos contábeis.
 
 

 
 
3.5- Na guia DADOS BOLETOS:
3.5.1- Na subguia GERAL:
3.5.1.1- No campo TIPO, selecione a opção correspondente para que o campo Nosso Número seja gerado conforme opção escolhida na emissão dos boletos. Este campo está habilitado somente para o banco de código 104 - Caixa Econômica Federal, 399 - HSBC.
3.5.1.2- No campo CARTEIRA, selecione a opção desejada de acordo com a modalidade de cobrança. Este campo somente estará habilitado, se no campo BANCO da guia GERAL, estiver selecionado o banco de código: 001 - Banco do Brasil, 104 - Caixa Econômica Federal, 021 – Banestes, 237 - Unicred, 399 - HSBC, 748 – Sicredi ou 756 - Sicoob, para o banco 104 a opção 11 Posições e 17 Posições - SIGCB deverá estar selecionada no campo TIPO da guia DADOS BOLETOS/GERAL.
3.5.1.3- No campo CEDENTE, informe o código identificador, ou seja, quem emitiu o boleto do escritório junto ao banco.
3.5.1.4- No campo DÍGITO VERIFICADOR, informe o número do dígito verificador referente ao código cedente do escritório.
3.5.1.5- No campo ACEITE, informe a opção correspondente ao aceite do boleto. Este campo somente estará habilitado, se no campo BANCO da guia GERAL, estiver selecionado o banco: 004 - Banco do Nordeste,  104-Caixa Econômica Federal, 001-Banco do Brasil, 341-Banco Itaú S/A, 047-Banco Banese, 021-Banestes, 041-Banrisul, 756-Bancoob S/A, 748-Banco Sicredi ou 389- Mercantil do Brasil S/A, para o banco do código 748 a opção CNAB 400 deverá estar selecionada no campo TIPO DE REMESSA da guia COBRANÇA REGISTRADA.
3.5.1.6- No campo ESPÉCIE, informe a espécie correspondente;
 
OBS: Os campos CARTEIRA e CONVÊNIO somente estarão habilitados, se no campo BANCO da guia GERAL, estiver selecionado “Banco do Brasil” cujo código do banco é 001.
 
3.5.1.7- No campo CARTEIRA, informe o número da carteira indicando o tipo de cobrança escolhido pelo cedente, para ser gerado no boleto.
3.5.1.8- No campo CONVÊNIO, informe o código do convênio para ser gerado na emissão do boleto.
 
OBS: Dependendo do banco informado na guia GERAL, alguns campos específicos de cada banco, serão habilitados e você deverá preenchê-los corretamente. Estes dados serão utilizados na emissão dos boletos bancários.
 
3.5.1.9- Selecione a opção “[x] Informar intervalo de numeração do nosso número”, para informar intervalos de numeração do nosso número para utilizá-los ou inutilizá-los na emissão dos boletos;
3.5.1.10- Selecione a opção “[x] Envia arquivo de cobrança registrada”, para enviar um arquivo de remessa para o banco;
3.5.1.11- Selecione a opção “[x] Impressão do boleto pelo banco”, para que ao gerar o arquivo de remessa seja identificada a origem da impressão do boleto, sendo banco com a opção marcada ou escritório desmarcado. Esta opção somente estará disponível, se no campo BANCO da guia GERAL, estiver selecionado o banco: 001 - Banco do Brasil, 021-Banestes, 041-Banrisul, 237-Bradesco, 341-Itaú, 748-Sicredi ou 104 - Caixa Econômica Federal.
 
 
 
OBS: A guia DADOS BOLETOS, somente estará habilitada, se no campo TIPO, da guia GERAL, estiver selecionado a opção BANCÁRIA.
 
 
3.6- Na guia NOSSO NÚMERO, clique no botão [Incluir], para informar um intervalo a ser utilizado ou para inutiliza-lo na geração do Nosso Número;
3.6.1- Na coluna INICIAL, informe um número inicial para o intervalo do nosso número;
3.6.2- Na coluna FINAL, informe um número final para o intervalo do nosso número;
3.6.3- Na coluna ATUAL, será preenchida automaticamente, na medida em que são emitidos boletos, informando o maior número emitido para o respectivo intervalo;
3.6.4- Selecione o campo INUTILIZAR, para que não seja utilizado o intervalo da linha correspondente na geração do nosso número para a emissão dos boletos, passando a utilizar apenas as linhas que este campo esteja desmarcado.
 

 
 
OBS: A guia NOSSO NÚMERO, somente estará habilitada quando for selecionada a opção “[x]Informar intervalo de numeração do nosso número”.
 
 
3.7- Na guia COBRANÇA REGISTRADA:
3.7.1- No grupo VÍNCULO COM O BANCO, no campo:
3.7.1.1- CÓDIGO DO CONVÊNIO, informe o código do convênio;
3.7.1.2- NÚMERO DO CONTRATO, informe o número do contrato;
3.7.1.3- TIPO DE DOCUMENTO, informe o tipo de documento que será gerado para o arquivo de remessa. Este campo somente estará habilitado quando a CONTA FINANCEIRA estiver vinculada ao 01-Banco do Brasil, 104-Caixa Econômica Federal, 041- Banrisul ou 399-HSBC. Para o banco do código 041-Banrisul a opção Impressão do boleto pelo banco na guia GERAL deverá estar selecionada e no campo TIPO DE REMESSA estiver informada a opção CNAB 400.
3.7.1.4- TIPO DE REMESSA, informe o tipo do arquivo de remessa que será gerado.
3.7.1.5- BANCO PARA REMESSA, informe o banco de remessa correspondente. Este campo somente ficará habilitado quando for informado um banco vinculado ao 001 - Banco do Brasil com uma agência que seja cooperativa de crédito ou para o banco 756 - Sicoob/Bancoob/Credip, quando no campo CARTEIRA for selecionada a opção COBRANÇA SEM REGISTRO e no campo TIPO DE REMESSA for selecionada a opção CNAB 240.
3.7.2- No grupo ESPÉCIE DO TÍTULO, no campo:
3.7.2.1- NOTAS FISCAIS, selecione a opção correspondente a espécie do título para notas fiscais;
3.7.2.2- DOCUMENTOS COBRANÇA, selecione a opção correspondente a espécie do título para documentos de cobranças;
3.7.2.3- SOMENTE BOLETO, selecione a opção correspondente a espécie do título para boletos;
3.8- Clique no botão [Gravar], para salvar a conta financeira.
 
 

 
 
OBS: A guia COBRANÇA REGISTRADA, somente estará habilitada quando for selecionada a opção “[x]Envia arquivo de cobrança registrada”.
 
 
 
4- EMISSÕES DE BOLETOS
4.1 - Acesse o menu PROCESSOS, opção BOLETOS, clique em EMISSÃO. Na guia GERAL, no quadro:
4.1.1 - COMPETÊNCIA, informe a competência inicial e final que deseja emitir os boletos;
4.1.2 - DADOS, no campo:
4.1.2.1 - DATA DE EMISSÃO, informe a data de emissão dos boletos;
4.1.2.2 - ORDEM, selecione a opção "Nome do cliente" para que na impressão, os boletos sejam ordenados pelo nome do cliente, ou "Código do cliente" para que na impressão, os boletos sejam ordenados pelo código do cliente.
4.1.3 - MODELO, no campo:
4.1.3.1 - TIPO, selecione o tipo de acordo com sua impressora e formulário utilizado;
4.1.3.2 - MODELO, selecione o modelo de acordo com o banco e a conta financeira informada.
4.1.4 - FILTRO, no campo:
4.1.4.1 - FATURAMENTO, selecione o tipo de faturamento realizado que deseja emitir os boletos.
4.1.4.2 - Selecione a opção '[x] Somente com o tipo de contrato', e no campo ao lado selecione o tipo de contrato para que sejam listados os boletos;
4.1.4.3 - Selecione a opção '[x] Somente com vencimento em', e informe uma data de vencimento para que sejam listados somente os faturamentos com data de vencimento igual a data informada;
4.1.5- OPÇÕES, selecione as opções desejadas. Pressione F1 para obter ajuda.
4.1.6- OBSERVAÇÃO, no campo CÓDIGO, se necessário informe o código de uma observação previamente cadastrada, para que a mesma seja demonstrada nos boletos.
4.2 - Na guia DADOS BANCÁRIOS, no campo CONTA FINANCEIRA, informe o código da conta financeira correspondente.
 
OBS: Esta conta financeira deve ser referente ao mesmo banco informado na guia GERAL, no quadro MODELO.
 
4.3 - Clique no botão [Clientes...] caso deseje realizar alguma seleção;
4.4 - Clique no botão [Gerar] para emitir a listagem dos boletos que serão emitidos;
4.5 - Selecione os boletos desejados e clique no botão [Gerar nosso número] para preencher a coluna NOSSO NÚMERO dos boletos que serão emitidos;
4.6 - Clique no botão [Imprimir], feche a tela de impressão e após clique no botão [Gravar impressão] para concluir.
 
 

 
 
OBS: Os boletos somente serão emitidos após clicar no botão [Gravar impressão].
 
 
 

Marcar todos como lidos