PARÂMETROS DA EMPRESA
1 – Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS, e verifique se você possui os impostos ‘2-IPI’, '6-CSOC' e '7-IRPJ' informados. Caso não, clique no botão [Nova Vigência] e em seguida em [Incluir], e informe os mesmos;
2 – Clique no botão [Gravar] para concluir.
CADASTRO DE ACUMULADOR
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em ACUMULADORES e verifique se você já possui um acumulador para operação. Caso não, clique no botão [Novo], e cadastre o mesmo;
2 – Na guia GERAL, quadro INCIDE SOBRE, selecione as opções 'Faturamento', 'Receita Bruta' e 'Devolução';
3 – Na guia IMPOSTOS, verifique se você possui os impostos ‘2-IPI’, '6-CSOC' e '7-IRPJ' informados. Caso não, clique no botão [Nova Vigência] e em seguida em [Incluir], e informe os mesmos;
OBS: Ao invés dos impostos '6-CSOC' e '7-IRPJ', poderá informar os impostos ‘110 – CSLL SCP e 111 – IRPJ SCP’ caso necessário.
4 – Clique no botão [Gravar] para salvar as alterações.
LANÇAMENTO DE VENDA
1 – Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em SAÍDAS e realize o lançamento conforme a nota fiscal emitida;
2 – Clique no botão [Gravar] para salvar o lançamento.
LANÇAMENTO DE DEVOLUÇÃO DE VENDA (ENTRADA)
1 – Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em SAÍDAS e realize o lançamento com o acumulador configurado;
OBS: No campo CFOP do lançamento deverá ser utilizado os CFOP´s 1-201, 2.201, 1-202, 2-202, 1-410, 2-410, 1-411 ou 2-411.
2 – Na guia COMPLEMENTAR, subguia GERAL, clique em GERAL, informe o valor do IPI devolvido;
IMPORTANTE: Se o valor de IPI for destacado na guia GERAL do lançamento na linha do IPI, o valor NÃO PODERÁ ser informado na guia COMPLEMENTAR da nota fiscal.
Se o valor de IPI for informado na guia COMPLEMENTAR no campo IPI DEVOLUÇÃO, NÃO DEVERÁ ter destaque de IPI na guia GERAL do lançamento fiscal e o valor deverá estar no campo OUTRAS na linha do IPI.”
4 – Clique no botão [Gravar] para salvar o lançamento e realize a apuração do período.
OBS: Quando possuir valor informado no campo ‘IPI devolução’, o mesmo deve ser somado na base de cálculo dos impostos ‘6 – CSLL’, ‘7 – IRPJ’, ‘110 – CSLL SCP’ e ‘111 – IRPJ SCP’, conforme demonstrado no relatório de demonstrativo de impostos.
OBS: Verifique o valor do imposto ‘2 – IPI’ sobre a devolução gerada no campo ‘Outros créditos’.
INFORMATIVO SPED FISCAL
OBS: Será gerado os registros E520, E530 e E531. O registro E520 será demonstrado o valor do IPI a recolher lançado. O registro E530 será demonstrado o AJUSTES DA APURAÇÃO DO IPI, sendo demonstrado o valor da devolução. E o registro E531 demonstrará as informações referente ao documento fiscal.