Este aviso ocorre porque o programa PVA atualiza suas tabelas constantemente. Quando a descrição de um registro gerado pelo sistema Domínio é diferente da descrição esperada pelo validador, o PVA emite o aviso, desconsidera a descrição do arquivo e a substitui pela descrição de suas próprias tabelas.
Exemplo:
Registro gerado no arquivo — |P100|1.01.02.01.01|Adiantamento a Fornecedores no País Circulante|
Registro conforme o validador — |P100|1.01.02.01.01|Adiantamento a Fornecedores no País - Circulante|
Quando essa situação ocorrer, o validador exibirá uma mensagem perguntando se deseja visualizar o relatório das linhas com advertências. Caso selecione Sim, será gerado o relatório de advertências contendo a descrição 'Dados atualizados na Linha de acordo com a tabela da RFB' e, na coluna Valor Esperado, a informação 'Registro/Campo não informado ou inválido'. Como se tratam apenas de avisos informativos, orientamos selecionar Não e prosseguir normalmente com a importação.
Conforme
Manual do SPED ECF, página 18: 'No caso de registros com tabelas dinâmicas, a entidade precisa somente informar o código da linha e o valor, além da identificação do registro, pois a descrição é preenchida pelo próprio programa da ECF. Contudo, caso a entidade preencha o campo descrição e ele não esteja exatamente igual à descrição da respectiva tabela do registro no programa, o sistema fará a atualização da descrição e emitirá a mensagem (advertência) no momento da importação do arquivo da ECF: “Dados atualizados na linha de acordo com a tabela da RFB'.
Em relação ao Bloco Q, também indicado na mensagem, mesmo que a empresa não esteja obrigada à declaração, será emitido na mensagem.
Caso possua dúvidas quanto à obrigação do Bloco Q, sugerimos avaliar a indicação do registro no Manual de Orientação, página 350.