Como lançar as despesas com Aluguel e calcular o imposto ‘63 - IRRF aluguéis pessoa física’ (Fato gerador Data de Entrada)?

Veremos como lançar as despesas de aluguel de imóvel de pessoa física, onde deve ser feito a retenção de IRRF na operação e este valor da retenção no aluguel será gerado na DIRF.
 
 
PARÂMETROS DA EMPRESA
1 - No menu Controle > Parâmetros;
2 - Na guia Geral > Impostos, inclua o imposto ’63 – IRRF Pessoa Física’;
3 - Na subguia Federal > Geral, no quadro Fato gerador das retenções, no campo IRRF-APF, selecione a opção ‘Data de Entrada’ e clique no botão [Gravar].
 
]
 
 
CADASTRO DE ESPÉCIE
1 - Acesse o menu Arquivos > Tabelas > Espécies;
2 - Clique no botão [Novo], e realize o cadastro de uma espécie com o modelo 'Documento Não Fiscal';
3 - Clique no botão [Gravar] para concluir. 
 
 
CADASTRO DE ACUMULADOR
1 - No menu Arquivos > Acumuladores, e verifique se já possui um acumulador para operação ou clique no botão [Novo] para cadastrar;
2 - Na guia Impostos, informe o imposto ’63 – IRRF Pessoa Física’;
 
 
3 - Clique no botão [Gravar] para concluir.
 
 
CADASTRO DA TABELA DE IRRF
1 - Para cadastrar ou atualizar a tabela de imposto de renda, acesse o menu Arquivos > Tabelas > IRRF Pessoa Física;
 
 
2 - No campo Competência, apresenta a ultima atualização da tabela e verifique os valores se estão conforme a legislação vigente, caso não estejam, clique no botão [Atualizar] para que o sistema preencha automaticamente a tabela com as informações atualizadas e clique no botão [Gravar].
 
 Esta tabela é única no sistema e a mesma utilizada no módulo Folha de Pagamento.
 
Para que no cálculo do IRRF seja deduzidos valores de dependentes, se houver, no cadastro do fornecedor, clique no botão [Dependentes] e cadastre os mesmos. 
 
 
LANÇAMENTO E APURAÇÃO
1 - No menu Movimentos > Entradas, realize o lançamento da despesa do aluguel utilizando a Espécie (modelo) ‘Documento não fiscal’, Fornecedor pessoa física, acumulador configurado com o imposto ‘63’ e clique no botão [Gravar];
 
 
2 - Apure o período e ao adentrar na Consulta da apuração, observe os valores calculados para o imposto 63 e clique no botão Memória de cálculo (Botão amarelo em formato de calculadora na linha do imposto a recolher) para emitir o demonstrativo.
 
 
 
 
EMITIR GUIA DARF IRRF-APF
1 - Para emissão do DARF, acesse o menu Relatórios > Guies > Federais > DARF IRRF-APF;
2 - No quadro Gerar, selecione se deseja emitir a guia do Sicalc  ou de relatório do próprio sistema;
3 - No quadro Dados da Guia, coloque a Periodicidade, percentual de Multa e Juros e clique no botão OK para emitir a guia.
 
 No quadro Opções, você pode escolher o código de recolhimento que deseja emitir na guia. Será apresentado as opções que existem no cadastro do imposto.  
 
 

null

Marcar todos como lidos