Impostos
1 - Acesse o Menu Arquivos > Impostos e localize o imposto ‘8-DIFALI’;
2 - Na guia Impostos, informe o percentual de base de cálculo do imposto e o código da tabela de alíquota interestadual de ICMS utilizado;
3 - Na guia Recolhimentos, quadro Códigos da receita, campo Normal, informe o código de recolhimento para o imposto;
4 - Clique no botão
[Gravar] para concluir.
Acumuladores
1 - Acesse o Menu Arquivos > Acumuladores e crie um acumulador para a operação;
2 - Na guia Impostos, informe os impostos ‘1-ICMS’ e ‘8-DIFALI’;
3 - Clique no botão [Gravar] para concluir.
OBS: Caso ocorra situação de devolução de compra, você deve criar um novo acumulador e selecionar a opção 'Devolução' na guia Geral do acumulador, as demais configurações seguem as mesmas.
Lançamento de Entrada
1 - Acesse o menu Movimentos > Entradas e realize o lançamento com o acumulador configurado;
2 - Na linha do imposto DIFALI, verifique se as informações estão corretas, caso necessário poderá alterá-las;
3 - Caso deseje visualizar o cálculo realizado na linha do imposto '
8-DIFALI' clique no botão
.png)
;
4 - Clique no botão [Gravar] para concluir;
Apuração
1 - Acesse o menu Movimentos > Apuração e realize a apuração do período;
2 - Na tela de apuração será demonstrado o valor do diferencial de alíquota do período.
Informações Complementares
• Caso utilize a importação de notas, para que o imposto ‘8-DIFALI’ seja apresentado do grid de lançamentos, na configuração de importação de NF-e, na guia Entradas > Impostos > Geral, você deve incluir o imposto.