Essa mensagem ocorre quando forem gerados Valores Negativos de INSS na Folha Mensal. A DIRF não aceita esses valores negativos por isso é exibida a mensagem.
	
		 
	
		Isso acontece quando na competência de cálculo da Folha Mensal também existe cálculo de Férias e o total de INSS da Folha Mensal é menor que o valor de INSS nas Férias. Nessa situação é gerada a rubrica 836-INSS DIF FER DESC A MAIOR com o valor de INSS desconto a maior nas férias, assim gerando o valor de INSS negativo.
	
		 
	
	
		1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Anuais > DIRF > A partir de 2010;
	
		2 - Preencha as informações para gerar o arquivo e clique no botão [Outros dados...];
	
		3 - Na guia Folha de Pagamento, selecione a opção '[x] Competência com valor negativo para previdência oficial deve';
	
		4 - No campo ao lado, selecione a opção:
	
		- 
			'Descontar em outra competência', para deduzir na competência de pagamento das férias quando o pagamento for dentro do ano base; para os pagamentos fora do ano base, o valor será deduzido na competência anterior ou seguinte do ano base que gerou o valor negativo;
 
		- 
			'Zerar o valor na competência', para que o valor negativo seja zerado na competência;
 
	
	
		5 - Para salvar as configurações, clique no botão [Gravar];
	
		6 - Após, gere o arquivo da DIRF novamente e importe no programa validador, e veja que a mensagem não será mais gerada.