O erro irá ocorrer quando o saldo final da conta da Parte B ou Base Negativa da ECF anterior não confere com o saldo inicial do exercício atual. Normalmente o erro ocorre devido à diferença do saldo de prejuízo.
Exemplo: A conta da Parte B ou Base Negativa na ECF do ano anterior foi entregue com um saldo final de R$1000,00. Porém, na ECF do ano atual está sendo entregue um saldo inicial de R$900,00, com isso o erro será apresentado.
A seguir, serão apresentadas as causas desse erro, bem como suas soluções correspondentes. Verifique a qual delas sua empresa se encaixa.
Ocorre quando a empresa iniciou o sistema domínio no ano calendário da entrega da declaração, a empresa possui saldos nas contas da Parte B e Base Negativa, e não foi informado os valores no campo saldo inicial, ou os valores informados estão divergentes dos entregue no ano anterior.
1 - No validador acesse o menu Escrituração > Visualizar dados da ECF;
2 - Acesse o registro Recuperação de Dados - ECF anterior e ECD do mesmo período > ECF > E020 Contas da Parte B;
3 - Neste registro será demonstrado o saldo final da Conta da Parte B;
4 - Acesse o módulo LALUR, no menu Controle > Parâmetros, na guia Saldo Inicial;
5 - Avalie se o saldo preenchido no Sistema Domínio é o mesmo demonstrado na validação do ECF;
6 - Caso estejam diferentes, deverá ajustar o valor do sistema conforme o arquivo recuperado.
Ocorre quando a empresa fez alteração dos saldos nas contas da Parte B e Base Negativa depois da entrega da ECF do ano anterior, isso pode ocorrer de forma manual, ou caso tenha feito alguma alteração de lucro ou prejuízo, ou alguma inclusão que faça o valor da conta da Parte B e Base Negativa ser alterada.
1 - No validador acesse o menu Escrituração > Visualizar dados da ECF;
2 - Acesse o registro Recuperação de Dados - ECF anterior e ECD do mesmo período > ECF > E020 Contas da Parte B;
3 - Neste registro será demonstrado o saldo final da Conta da Parte B;
4 - Acesse o módulo LALUR, no menu Relatórios > Demonstrativos > Imposto de Renda;
5 - Selecionando a opção "Emitir Parte B", podemos encontrar o valor gerado pelo sistema no saldo inicial da Conta da Parte B (12/20X0);
6 - Acesse o menu Movimentos > Lançamentos do IRPJ > Lucro Real > Parte B;
7 - Avalie se existem lançamentos manuais para a conta, e se tratam do valor da diferença, caso necessário apure novamente o período e avalie os resultados.
Normalmente os lançamentos manuais estão incorretos, considerando que o sistema controla a conta da Parte B e Base negativa de forma automática. Para configurar esse lançamento de forma automática
clique aqui.
OBS: Lembre-se de registrar os valores calculados pelo sistema, existe a possibilidade de alteração de valores, devido à compensação do saldo de prejuízo.
Normalmente ocorre, ao recuperar os dados do ano anterior, e não se recuperou os dados da Parte B do registro M010.
1 - No momento da recuperação da ECF anterior irá ocorrer a mensagem "Há contas da parte B recuperadas que já existem nos registros M010. Deseja sobrepor?". Se clicar em "Sim" e o erro não for mais apresentado, verifique no registro E020 da ECF anterior, e o registro M010 da ECF atual, e veja se os valores estão batendo, caso não esteja batendo realize os processo demonstrado acima.
OBS: Ao clicar em "Sim" na mensagem, o saldo inicial poderá ser alterado conforme o arquivo anterior. O erro ocorre devido à diferença de saldos entre o arquivo anterior e o atual, e alterar o saldo atual conforme o saldo anterior poderá gerar inconsistências no controle de saldo da Parte B e Base Negativa. Ou seja, o valor poderá ser gerado diferente do que consta no sistema domínio.
Importante!
-
Considerar que caso haja a alteração de valores na apuração do IRPJ e CSLL, poderá existir a necessidade de retificação do ECF anterior, ou até de informativos do período.
-
Caso não existam valores lançados manualmente, deverá avaliar se os valores preenchidos no Sistema Domínio estão corretos, caso, sim, avalie a necessidade de retificação da ECF Anterior. Se necessário, compare os valores apurados no sistema domínio com a última transmissão.