4º - Lançamentos e Cálculo da Folha | Área Iniciantes da Folha

Agora que você já cadastrou e parametrizou a empresa e cadastrou tabelas e colaboradores, é hora de realizar os lançamentos e cálculos da folha. Recomendamos que siga a ordem de precedência apresentada nesta solução, evitando, assim, o aparecimento de mensagens de erro no decorrer dos cadastros.
 
1º - Rubricas
 
 As rubricas são os itens que compõe folha de pagamento, como salário, férias, etc. Essas rubricas possuem definições de formas de cálculo e influência em afastamentos, relatórios e bases de cálculos. No cadastro das rubricas, você poderá cadastrar novas rubricas ou copiar o cadastro de uma rubrica de outra empresa.
2º - Lançamentos
 
 A função do lançamento é designar as rubricas para a folha de pagamento, informando se o empregado recebe algum provento, desconto ou precisa de uma rubrica informativa, sendo demonstrada em sua folha de pagamento. Você poderá realizar lançamentos mensais ou fixos para os empregados. 
3º - Alteração Salarial
 
  A alteração salarial é um reajuste realizado para o colaborador conforme acordo de convenção coletiva de trabalho ou realizado espontaneamente pela empresa (promoção ou mérito). Tais alterações podem ser simples (alteram apenas o salário a apartir da competência em questão) ou retroativas (corrigem salários já pagos anteriormente, gerando diferenças salariais). 
4º - Afastamento
 
  Afastamentos são períodos nos quais o empregado se ausenta das atividades profissionais. Essas ausências podem ocorrer por motivos de doença, acidente de trabalho, licença maternidade, etc. Para cada motivo haverá um comportamento de cálculo que interfere no direito de recebimento das verbas ao empregado e no pagamento das verbas pelo empregador.
5º - Cálculo da Folha
 
  Cada cálculo realizado a um colaborador recebe uma especificação de folha de pagamento. Existem alguns tipos de cálculo de folha com finalidades diferentes (folha mensal, adiantamento, complementar, 13° Salário e Participação de lucros). Todos os cálculos serão processados conforme lançamentos ou ações realizadas no módulo Folha.
6º - Férias
 
 Férias é um período de descanso concedido anualmente pelas empresas aos seus colaboradores, visando manter um período essencial e obrigatório como descanso para manter a saúde e segurança do trabalhador. Esse direito de férias se dá ao período aquisitivo, onde após 12 meses trabalhados o colaborador recebe o direito as férias. 
7º - Rescisão
 
 A rescisão é a formalização do término do vínculo empregatício entre o empregado e o empregador, podendo ocorrer por diversos motivos. O primeiro passo é a formalização do Aviso Prévio, onde deve comunicar a outra parte sobre o rompimento de contrato. Após o Aviso Prévio, deverá ser cálculada a rescisão, para que sejam pagas as verbas rescisórias.
 
 Pronto! Você já aprendeu como realizar lançamentos e cálculos da folha. Para seguir com os demais cadastros da área de Iniciantes da Folha, acesse a solução relacionada.

null

Marcar todos como lidos