Erro Registro M300/M350 SPED ECF: 'A adição ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta da Parte B somente.'

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

  • Causa
Este erro ocorre porque existem linhas dos registros M300 e M350 que esperam relacionamento com a conta da Parte B e não foi informado ou foi informado relacionamento para conta contábil e parte B onde deveria existir somente parte B.
 
  • Solução 1
1 - No validador clique no item grifado do erro e avalie em qual linha do registro está ocorrendo a mensagem;
2 - No módulo Lalur, acesse o menu Arquivos > Adições e localize a adição em que está ocorrendo o erro;
3 - Acesse a guia Base Negativa e Parte B e marque a opção '[x] Registrar automaticamente na Parte B os lançamentos efetuados com esta adição' e preencha o campo 'Conta Parte B'  com a conta para tal destino e informe um Histórico para esse registro;
4 - Clique em [Gravar] para salvar as alterações.
5 - Acesse o menu Movimentos > Calcular e calcule novamente o período em que o lançamento da adição foi realizado;
6 - No módulo Contabilidade, acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED ECF, clique no botão [Outros Dados...] e acesse a guia Real > IRPJ e CSLL > LALUR > M300 - Parte A - Demonstração do Lucro Real ou LACS >  M350 - Parte A - Demonstração da Base de Cálculo;
7 - Clique no botão [Importar] para que os lançamentos sejam importados novamente do módulo Lalur;
8 - Clique em [OK] para salvar as alterações e [OK] novamente para gerar o arquivo e leve-o ao validador e verifique que o erro deixará de ocorrer.
 
  • Solução 2
1 - No validador clique no item grifado do erro e avalie em qual linha do registro está ocorrendo a mensagem.
2 - No contábil, acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED ECF e informe o período em questão.
3 - Em seguida clique no botão [Outros Dados...], guia Real > IRPJ e CSLL > LALUR > M300 - Parte A - Demonstração do Lucro Real ou LACS >  M350 - Parte A - Demonstração da Base de Cálculo;
4 - Na linha onde necessita da conta da Parte B, clique no botão [...] Relacionamento. Preencha com o código da conta, descrição, valor do ajuste e o tipo de saldo na guia Contas da Parte B.
 
OBS: O código da conta da 'Parte B' preenchida neste campo deve ser idêntico ao código identificador do SPED ECF preenchido no M010 (Cadastros das contas da Parte B). Caso não esteja informada será necessário incluí-la.
 
5 - Clique no botão [OK] para salvar as informações inseridas. 
6 - Gere novo arquivo e valide-o no PVA. Note que o erro não será mais demonstrado para a linha em questão.
 
OBS: O procedimento destacado nesta solução apresenta como alterar de forma manual. Caso utilize o módulo Lalur poderá definir o relacionamento com conta da Parte B diretamente no cadastro da adição. Para mais informações, acesse as soluções relacionadas.
 
Importante!
Outras mensagens de erro bastante parecidas podem ser demonstradas e não se trata de mesma solução. Veja que uma pequena mudança na descrição ocorre indicando o relacionamento esperado.
Cada linha dos registros M300 e M350 possui um tipo de relacionamento pré-definido para ser validado. Poderá observar qual o relacionamento esperado pra cada linha no arquivo Tabela Dinâmica e Planos Referenciais onde indicará se na linha em questão é esperado relacionamento com conta da parte B, conta contábil, ambas ou sem relacionamento.
 
Sendo que no indicador de relacionamento cada número corresponde a um tipo de relacionamento esperado:
1 - Conta da Parte B
2 - Conta Contábil
3 - Com Conta da Parte B e Conta Contábil
4 - Sem relacionamento
 
 

Marcar todos como lidos