GO - Como calcular o imposto '60-PROTEGE' nos lançamentos de notas de devolução de venda?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de Goiás, onde você poderá compreender os passos para a devolução de venda quando possuir o beneficio PROTEGE.
 
OBS: A empresa deve estar configurada para calcular o PROTEGE, caso tenha dúvidas de como realizar esta configuração verifique o tópico Soluções Relacionadas.
 
Cadastro de Acumulador
1 - Acesse o menu Arquivos > Acumuladores e verifique se você já possui um acumulador para operação;
2 - Na guia Impostos, verifique se você possui os impostos ‘1-ICMS’ e '60-PROTEGE' informados. Caso não, clique no botão [Nova Vigência] e em seguida em [Incluir], e informe os mesmos;
 
OBS: Na guia Geral, quadro Incide sobre, as opções '[x] Faturamento', '[x] Receita Bruta' e '[x] Devolução' devem estar selecionadas.
 
3 - Clique no botão [Gravar] para concluir.
 
Lançamentos
1 - Acesse o menu Movimentos > Entradas e realize o lançamento da devolução de venda com o acumulador cadastrado anteriormente;
2 - Na guia Estadual > Geral, quadro 'Benefício Fiscal - PROTEGE', clique no botão [Incluir] e preencha as informações do PROTEGE;
3 - No campo Nota devolvida, informe a nota fiscal de saída que está devolvendo;
 
OBS: Para que seja possível vincular a nota de saída no lançamento da devolução, é necessário que o fornecedor utilizado no lançamento tenha as mesmas informações do cadastro do cliente utilizado na venda, é necessário informar o mesmo código do dispositivo informado na venda.
 
4 - Clique em [Gravar] para concluir.
 
Apuração
1 - Acesse o menu Movimentos > Apuração e realize a apuração do período;
2 - Veja na apuração do PROTEGE o valor do débito apurado, que será valor do débito das saídas diminuindo a dedução da devolução. 
 
Relatório
1 - Acesse o menu Relatórios > Demonstrativos > Impostos;
2 - Realize a emissão do relatório, e verifique que será demonstrado o total das saídas, diminuindo as devoluções.
 
SPED Fiscal
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > SPED Fiscal;
2 - Gere o arquivo e avalie que o valor do débito do imposto PROTEGE será gerado no registro E115 com o código de ajuste GO000083.

Marcar todos como lidos