Checklist - Demonstrativos

Configure a estrutura do seu DRE corretamente, não vincule contas contábeis aos grupos do DRE com a operação totalizadora, acarretará em erros no SPED. Uma forma de validar os valores do DRE, realize  a emissão do balancete desconsiderando o zeramento/transferência de lucro/prejuízo e apenas das contas de grau 1. A subtração do ‘ATIVO’ pelo seu ‘PASSIVO’ deve ser o seu Lucro/Prejuízo ou a subtração das ‘RECEITAS’ pelo grupo de ‘CUSTOS/DESPESAS’. Com isso, você deve emitir o demonstrativo e observar os seus valores.
 
 
Caso apresente divergências, análise as contas vinculadas na estrutura do DRE.
 
 
Para empresas que pretendem gerar a DLPA, devem fazer a verificação do Lucro/Prejuízo do balancete e avaliar junto ao informativo também.
 
 
Para DLPA, deve observar se foi feito corretamente os lançamentos de transferência do Lucro/Prejuízo, implantação do saldo (clientes iniciais no sistema) e os lançamentos de ajustes de exercícios anteriores. Caso não tenha efetuado conforme as soluções, apresentará erro na ECD.
 
 
Você poderá conferir os valores apurados no DLPA, emitindo o DRE (Caso esteja correto) e o razão das contas de lucros/prejuízos.
 
 
Poderá fazer uso do mesmo relatório para DMPL, visando analisar os lucros/prejuízos lançados. Porém, deve agregar com mais opções, já que o demonstrativo apresenta as mutações do Patrimônio Líquido da empresa. Todos estes procedimentos podem ser avaliados nas soluções abaixo.
 
 
Para conferir os valores, realize a emissão do livro razão do grupo Patrimônio Líquido e o Balanço Patrimonial, considerando as transferências e zeramento. O valor final da DMPL deve ser idêntico ao saldo final do Patrimônio Líquido.
 

Marcar todos como lidos