Como calcular INSS para Múltiplos Vínculos?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Entenda como é feito o cálculo do INSS para múltiplos vínculos:
 
Para colaborador com múltiplo vínculo no mesmo banco de dados, deve calcular primeiro a empresa com o código menor. Exemplo: Empregado cadastrado na empresa 1,3 e 9, deve calcular na seguinte ordem: primeiro a empresa 1, depois a empresa 3 e por último a empresa 9, sempre deve calcular primeiro a empresa com o menor código.
 
• Quando for múltiplo vínculo empregado + empregado, ao calcular o segundo vínculo as bases serão somadas para verificar se ultrapassa o teto limite, se o total da soma ultrapassar o valor do teto limite, a base de cálculo será exatamente o valor do teto, e com isso o sistema irá refazer o cálculo do INSS, e vai descontar o valor de INSS já pago no primeiro vínculo.
 
• Quando houver empregado + contribuinte ou contribuinte + contribuinte múltiplo vínculo, o cálculo será separado. Somente serão somadas as bases para verificar se ultrapassa o valor limite.
Caso ultrapasse o valor limite do teto, o sistema irá considerar o limite como Base de Cálculo e desse valor, irá subtrair as outras bases já calculadas (outro vínculo).
Se o valor do teto não for ultrapassado, é aplicado o percentual (%) do contribuinte sobre a sua respectiva base de cálculo.
 
• O cálculo do INSS dos empregados é feito conforme a tabela progressiva do INSS, já o cálculo para os contribuintes é considerado 11%.
 
 

Soluções Relacionadas

Marcar todos como lidos