Não calculou os impostos PIS e COFINS para o regime desejado. Como proceder?

Veja as possíveis causas quando o PIS/COFINS consta zerado na apuração, e a solução para cada situação.
 
1 - Essa situação pode ocorrer, devido possuir valores de Créditos e/ou Retenções maior do que valor de Débito.
2 - Pode ocorrer se há mais de uma empresa com mesmo CNPJ, ou, se a inscrição da mesma é diferente de um CNPJ que o sistema considera como Matriz, ou seja, diferente de 0001/.
3 - Quando o regime de apuração da empresa é de caixa, e não tem parcelas baixadas no período.
4 - Ao apurar o período pode ocorrer uma mensagem indicando que ‘Existem Inconsistências de PIS e COFINS em Produtos e Notas’.
5 - Também pode ocorrer outras mensagens de aviso referente aos impostos PIS e COFINS
 
  • Solução 1:
Neste caso a apuração estará correta, pois quando os créditos são maiores que os débitos, na apuração não demonstrará valor a recolher.
 
  • Solução 2:
1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em EMPRESAS e clique no botão [Listagem];
2 - No campo CNPJ/CPF/CEI/CAEPF, informe a RAIZ do CNPJ da empresa;
3 - Clique no botão [Buscar], e verifique as empresas que serão demonstradas, se houver mais de uma com o mesmo CNPJ, deverá avaliar qual cadastro está correto;
 
 
4 - Após acesse o cadastro da empresa incorreta, e exclua o CNPJ da mesma.
 
 No cadastro da empresa correta deverá avaliar se o final do CNPJ é igual a 0001/. Pois os impostos federais são calculados pela matriz. Caso a empresa seja uma filial, acesse o cadastro da empresa matriz, e realize a apuração pela mesma.
 
 
  • Solução 3:
PARÂMETROS
1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS e verifique se a data da vigência está de acordo com o período que está realizando a apuração;
2 - Na guia GERAL, subguia FEDERAL, subguia GERAL, quadro ENQUADRAMENTO, campo APURAÇÃO, verifique se o regime informado é 'Caixa' ou 'Competência';
3 - Se for 'Caixa', deverá realizar a baixa de parcelas das notas de saídas, para que as mesmas sejam consideradas para a apuração.
 
 
BAIXAS PARCELAS
1 - Acesse o menu MOVIMENTOS, clique em SAÍDAS/SERVIÇOS, e realize as baixas das parcelas que devem ser consideradas para a apuração.
 
OBS: Caso tenha dúvidas de como realizar a baixa de parcelas dos lançamentos, verifique o tópico Soluções Relacionadas.
 
 
  • Solução 4:
1 - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu ACOMPANHAMENTOS, submenu INCONSISTÊNCIAS PARA CÁLCULO PIS/COFINS, e realize a emissão dos relatórios do CADASTRO DE PRODUTOS e MOVIMENTO DE NOTAS.
 
PPARÂMETROS
1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS e verifique se a data da vigência está de acordo com o período de apuração;
2 - Na guia GERAL, subguia IMPOSTOS, verifique se os impostos PIS e COFINS estão informados;
3 - Na subguia FEDERAL, subguia PIS/COFINS, subguia APURAÇÃO, verifique se as informações para cálculo estão preenchidas corretamente.
 
 
OBS: As informações preenchidas na imagem são somente exemplo, deverá avaliar a configuração correta para a sua empresa.
 
Forma de cálculo Completo:
 
1 - Acesse o cadastro de PRODUTOS e localize os produtos com inconsistências demonstrados nos relatórios;
2 - Na vigência que foi realizado a apuração, na guia IMPOSTOS, subguia PIS/COFINS, verifique os dados GERAL, ENTRADAS e SAÍDAS se estão preenchidos corretamente para o PIS e COFINS.
 
 
 
3 - Acesse os lançamentos demonstrado com inconsistência no relatório, e verifique se na guia ESTOQUE possui produto informado;
4 - Verifique se os dados de PIS/COFINS estão preenchidos corretamente;
 
 
OBS: Caso tenha dúvidas de como realizar a configuração para calcular o PIS e COFINS em empresas Lucro Real, ou em empresas Lucro Presumido com a Forma de Cálculo Completo, acesse o tópico Soluções Relacionadas.
 
5 - Caso não exista os campos de PIS/COFINS, verifique qual acumulador foi utilizado para o lançamento;
6 - Acesse o cadastro do ACUMULADOR, e na vigência do lançamento, verifique se tem os impostos PIS e COFINS informados, caso não, informe-os;
 
No lançamento, caso exista os campos de PIS/COFINS, mas esteja zerado, preencha com os dados de PIS e COFINS.
 
OBS: Poderá realizar a alteração dos dados de PIS e COFINS de produtos e notas em lote, para isso verifique o tópico Soluções Relacionadas.
 
 
Forma de cálculo Simplificado por nota:
 
1 - Acesse os lançamentos demonstrado com inconsistência no relatório, e verifique se na guia SPED, subguia PIS/COFINS os dados estão informados corretamente;
 
 
2 - Caso a guia não esteja habilitada, verifique qual acumulador foi utilizado para o lançamento;
3 - Acesse o cadastro do ACUMULADOR, e na vigência do lançamento, verifique se tem os impostos PIS e COFINS informados, caso não, informe-os;
4 - Na guia SPED, subguia PIS/COFINS, subguia DEMAIS REGIMES, subguia SAÍDAS, preencha com os dados de PIS e COFINS;
 
Caso possua muitas notas:
 
1 - Acesse o menu UTILITÁRIOS, submenu ALTERAR NOTAS, e selecione o tipo de nota que deseja alterar;
2 - Clique no botão [Buscar...], selecione as notas que deseja alterar, e clique em [Alterar...];
3 - Na guia PIS/COFINS, subguia DEMAIS REGIMES, selecione o quadro '[x] Alterar dados para o cálculo do PIS e COFINS', e selecione a opção '[x] Conforme dados do acumulador';
4 - Clique no botão [Alterar] e confirme a alteração realizada.
 
OBS: Caso tenha dúvidas de como realizar a configuração para calcular o PIS e COFINS em empresas Lucro Presumido com a Forma de Cálculo Simplificado por Nota, acesse o tópico Soluções Relacionadas.
 
 
Para a forma de cálculo Simplificado por produto:
 
1 - Faça o mesmo procedimento, avaliando os PRODUTOS se estão com informações de PIS/COFINS e os lançamentos com a guia ESTOQUE e SPED preenchidas.
2 - Caso não tenha informações de PIS/COFINS ou a guia SPED esteja desabilitada, avalie o Acumulador utilizado na nota, se está com os impostos PIS e COFINS inclusos e a guia SPED preenchida.
 
 Poderá realizar a alteração dos dados de PIS e COFINS de produtos e notas em lote, para isso verifique o tópico Soluções Relacionadas.
 
3 - Caso possua muitas notas pode alterá-las todas de uma só vez, pode fazer o mesmo procedimento demonstrado logo acima.
 
OBS: Caso tenha dúvidas de como realizar a configuração para calcular o PIS e COFINS em empresas Lucro Presumido com a Forma de Cálculo Simplificado por Produto, acesse o tópico Soluções Relacionadas.
 
  • Solução 5:
Avalie quais avisos estão ocorrendo:
 
 'Para o cálculo do PIS/COFINS todas as empresas do grupo devem utilizar o mesmo tipo de apuração. Verifique as empresa(s) XX'. CLIQUE AQUI para correção.
 'Não é possível fazer a apuração de mais de um período quando houver troca na forma de cálculo dos impostos PIS e COFINS'. CLIQUE AQUI para correção.
 Para Calcular os créditos de PIS/COFINS pelo método de apropriação direta, é necessário informar os percentuais da proporção do créditos comuns a mais de um tipo de receita no menu Movimentos/Outros/apropriação Direta de Créditos. CLIQUE AQUI para correção.
 Existe produto sem dados para cálculo de PIS e COFINS, para visualizar acesse o menu Relatórios/Acompanhamentos/ Inconsistências para Cálculo PIS e COFINS na opção Cadastro de produtos. Existem produtos sem informações necessárias para o cálculo. CLIQUE AQUI para correção.
 

Marcar todos como lidos