Aguarde...
Domínio Atendimento

Como verificar os valores de INSS do Domínio Folha com o eSocial para a conferência do DCTFWeb?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

A geração da DCTFWeb não é realizada através de softwares e sim a partir das informações enviadas ao eSocial e EFD-Reinf. Ao realizar o fechamento de ambos informativos, os valores serão apurados e demonstrados na DCTFWeb.
Ou seja, para verificarmos os valores de Contribuição Previdenciária da Folha de Pagamento, devemos ter a ciência que toda informação demonstrada pela DCTFWeb está de acordo com o que o eSocial recebeu de informação e apurou.
 
Caso haja divergência nos valores demonstrados, será necessário avaliar a origem da diferença ocasionada e alterar/retificar as informações do eSocial, para que a DCTFWeb processe as informações e o valor seja fechado conforme o módulo Folha.
 
Para verificação dos valores é essencial avaliar os relatórios de encargos presentes no módulo Folha e comparar com a consulta no portal da DCTFWeb. Assim nosso processo de geração e conferência das informações para DCTFWeb pode ser representado através do fluxograma abaixo, para identificar as etapas necessárias de verificação e conferência.
 
 
 
Relatórios Para Conferência
 
1 - Acesse o portal do eCAC com o Certificado Digital da empresa;
1.1 - Clique em DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS e localize o campo DCTF;
1.1.1 - Clique em ASSINAR E TRANSMITIR DCTFWEB;
1.2 - Serão listadas todas as competências que tiveram valores apurados, clique no botão [Editar] para ver mais detalhes;
1.3 - Clique no sinal de (+) para visualizar a apuração detalhadamente;
1.4 - Observe que é possível conferir os valores de forma individualizada, resumida ou detalhada;
 
Painel de Pendências do eSocial - Conferência INSS
 
Através do Painel de Pendências do eSocial, será possível realizar a emissão de relatórios para conferência entre o módulo Folha e as apurações do eSocial após o envio das remunerações, pagamento e fechamento da competência.
 
1 - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu INFORMATIVOS, submenu E-SOCIAL e selecione a opção PAINEL DE PENDÊNCIAS DO ESOCIAL;
1.1 – Clique no botão [CONFERÊNCIA INSS];
1.2.1 – No campo COMPETÊNCIA preencha a competência desejada;
1.2.2 – No campo TIPO DA FOLHA selecione o tipo da folha desejada;
1.3.1 – No quadro RELATÓRIOS estaremos selecionando os relatórios desejados para emissão e conferência; 
 
 
 
Veja alguns exemplos de emissão e conferência dos relatórios, clicando nas opções abaixo: 
 
 
  • Configurações da empresa e serviços:
Este relatório será responsável por demonstrar as parametrizações realizadas e enviadas ao eSocial no cadastro dos parâmetros e serviços, demonstrando informações relevantes para os eventos S-1000 Empresa, S-1005 Estabelecimentos e S-1020 – Lotações Tributárias.
 
 
  • Analítico INSS - Retorno eSocial
Para comparar os valores apresentados pelo DCTFWeb com o módulo Folha, emita o relatório Analítico INSS - Retorno eSocial:
 
 
 
Os valores relacionados acima pela DCTFWeb, podem ser comparados com o Analítico de GPS conforme situações abaixo:
 
  • Contribuição Previdenciária Segurados: É o valor descontado de INSS dos colaboradores.
  • Contribuição Previdenciária Patronal: É o valor patronal de INSS de contribuição da empresa.
  • Contribuição para Outras Entidades e Fundos: É o valor recolhido de INSS de Outras Entidades (Terceiros).
 
Caso os valores não estejam de acordo, deverá ser avaliado o que pode estar ocorrendo divergências, a situação mais comum de divergência é devido a Natureza das Rubricas.
 
 
  • Demonstrativo de INSS Sistema x INSS eSocial
Para identificar diferença de base de cálculo entre os valores apurados do módulo Folha e o eSocial, utilize o relatório de Demonstrativo de INSS Sistema x INSS eSocial.
 
No relatório será possível verificar a base de cálculo e valor descontado de INSS no módulo Folha, a base de cálculo e o valor de descontado de INSS no eSocial, a existência de diferença entre as bases de cálculos e se o evento de algum colaborador não foi validado.
 
 
  • Rubricas - Incidências x Soma na Base de Cálculo
Neste relatório é possível conferir as incidências das rubricas comparando a informação entre o módulo Folha e o eSocial.
 
 
-  Natureza das Rubricas: O eSocial considera uma rubrica para base de um encargo, de acordo com a sua Natureza apresentada, essa natureza é definida no Domínio Folha no menu "Arquivo", submenu "Rubricas", na guia "eSocial". Essa guia deve estar de acordo com subguia "Soma na Base de Cálculo".
 
  • Guia eSocial: Será responsável por informar as incidências da rubrica para o eSocial.
  • Guia Soma na Base de Cálculo: Será responsável por informar e calcular incidências da rubrica para o Domínio Folha.
Ou seja, se ambas as guias não estiverem de acordo, os valores apresentados entre eSocial e Domínio Folha poderão apresentar divergências.
 
 
Importante
Caso queira entrar em contato via suporte nos envie as seguintes informações:
  • Imagem do Portal do eSocial - Acesse o menu FOLHA DE PAGAMENTO/TOTALIZADORES/TRABALHADOR/CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA, informe o CPF do empregado caso seja possível localizar a diferença;
  • Imagem da Consulta do INSS no Portal do eSocial - Acesse o menu FOLHA DE PAGAMENTO/TOTALIZADORES/EMPREGADOR/CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA, selecione a opção Estabelecimento (Demonstrando o FAP);
  • Imagem do DCTFWeb no ECAC (Demonstrando todos os valores, clicando no "+");
  • Relatório de Encargos de INSS - Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu ENCARGOS, opção INSS.