Perguntas e Respostas - Importação Padrão

01.  Quais opções que temos no sistema para realizar a importação de notas?
Nesta solução será demonstrada as opções de importação de notas que temos no sistema.
 
02. Para empresas do Simples Nacional como fica com relação à informação dos impostos 17 e 19 que estão sendo demonstrados na tela de configuração da importação?
Somente será demonstrado esses impostos, caso em alguma vigência dos Parâmetros eles foram incluídos.
Mas a partir da vigência dos Parâmetros que foi configurado para o regime Simples Nacional, a informação na tela de configuração da importação referente aos impostos 17 e 19 não terá influência, visto que a empresa não faz esse cálculo fora do imposto 44-Simples Nacional.
 
03. Se eu deixar para sobrescrever o cadastro de produtos e clientes, e houver uma divergencia, o sistema sobrescreve a informação ou cria uma "alteração"?
Não. O sistema não cria  essa informação no botão '[Alterações...]'. Se na tela de configuração da importação na guia Geral, no quadro Cadastros estiver marcado a opção '[x] Sobrescrever registros existentes', será importado as informações no cadastro que já existe, incluindo as novas informações. Para saber mais, clique aqui.
 
04. Está marcado na minha configuração para '[x] Informar caracteres anti-robô automaticamente' e ainda esta pedindo no momento da importação. Como ajustar?
Verifique se na tela de configuração da importação o botão [Gravar] foi clicado para salvar as configurações.
Após tente fechar a tela de saídas/entradas, e abra novamente e tente fazer a importação de NF-e direto pelo Portal, a fim de verificar se a situação se corrigiu.
 
05. Ao importar NFe pela opção XML, algumas notas apresentam este erro 'A NF-e XXX não possui as informações referente a forma de pagamento...'Como corrigir?
a) Acesse o menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃOD E IMPORTAÇÃO, e clique em CONFIGURAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE NF-e ARQUIVO XML;
b) Na guia SAÍDAS e/ou ENTRADAS, subguia ACUMULADORES, verifique a linha dos acumuladores que tiverem com a coluna VERSÃO informado a versão 4.0;
c) E informe para estes a coluna FORMA DE PAGAMENTO;
d) Após clique em [Gravar] para concluir, faça novamente a importação.
 
06. Tem uma opção de importar TODAS as NFe diretamente no portal da NFe para o Dominio? Ou tem que ser Nota a Nota?
Sim.
Existe uma ferramenta onde isso se torna possível, e essa ferramenta se chama BOX-e. Onde além de você armazenar suas notas fiscais, também será possível importa-las para dentro do Sistema Domínio:
Serviço de armazenamento de notas fiscais eletrônicas para os clientes do escritório contábil, totalmente integrado com a Escrita Fiscal, que importa todos os XMLs que ficam armazenados no Domínio Atendimento.
- Endereço de e-mail próprio para recebimento de notas eletrônicas;
- Armazenamento das notas por um período de no mínimo 5 anos;
- Consulta da nota para o cliente e para o escritório diretamente no Domínio Atendimento;
- Não requer nenhuma personalização no sistema que emite o arquivo XML;
- A Escrita Fiscal identifica novas notas no BOX-e e avisa o usuário, que importa num clique.
 
Para mais informações, veja as soluções relacionadas abaixo:
 
 
07. Como configuro para quando tenho uma saida com CFOP 5.102 mas, ora vou precisar importar a entrada como 1.102 e ora 1.556?
a) Acesse o menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃOD E IMPORTAÇÃO, e clique em CONFIGURAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE NF-e DO PORTAL;
b) Na guia ENTRADAS, subguia OPÇÕES, selecione a opção '[x] Permitir relacionar o mesmo CFOP de saída com mais de um CFOP de entrada';
c) Na guia ENTRADAS, subguia CFOPs, poderá incluir mais de uma vez o CFOP 5-102, onde irá incluir numa linha o CFOP 1-102 e em outra linha o CFOP 1-556;
d) Clique no botão [Gravar] para concluir;
e) Realize a importação novamente, e verifique que quando houver notas de saídas com CFOP 5-102, e estiver importando como entradas, o Sistema demonstrará um opção para você selecionar qual CFOP de entrada deseja gravar aquela nota.
 
08. Com a nova versão do XML 4.0 temos as formas de pagamento de forma diferente da versão 3.1. Dito isso, gostaria de saber se preciso configurar um acumulador para cada tipo de pagamento?
Não é obrigatório. Poderá ter apenas um acumulador e selecionar a opção 'Todos' na coluna FORMA DE PAGAMENTO, isso para cada CFOP que será importado.
Mas se desejar fazer um filtro por pagamento, aí sim poderá criar uma nova linha para cada tipo de pagamento.
 
09. Dê um exemplo de um produto que não tenha movimentação fisica. Quando acontece esse caso?
Irá selecionar para aqueles produtos que não deseja controlar o estoque, como produtos de uso e consumo por exemplo. Mas o usuário deverá selecionar se deseja ou não que seja demonstrado a movimentação fisica para cada produto e CFOP. Para saber mais, clique aqui.
 
10. É possível determinar os dados de Pis/Cofins por NCM?
Sim. Para isso verifique a solução abaixo:
 
11. Tem como replicar essas configurações de importação?
Sim. Na tela de configuração de Importação, clique no botão '[Replicar]', e selecione para qual outro tipo de configuração deseja replicar essas configurações.
Poderá importar também as configurações de outras empresas, acessando o menu Controle > Empresas, clique no botão '[Importação]', e após '[Importar dados]' na linha da Escrita Fiscal, selecione qual tipo de importação deseja importar a configuração e de qual empresa e clique no botão '[Importar]'
 
12. Na configuração de Importação XML, na guia ENTRADAS, subguia ACUMULADORES, porque não é possível definir mais de um acumulador para o mesmo CFOP?
Nesse caso no momento da importação o Sistema não saberia qual acumulador usar em cada CFOP, aí o usuário teria que selecionar nota a nota, definindo que para NOTA 1 CFOP 1.102, seria o acumulador 1, e para NOTA 2 CFOP 1.102, seria o acumulador 2.
 
13. Como configuro uma empresa que eu quero que apareça os produtos na nota fiscal, porém não fazer controle de estoque desta empresa, somente para aparecer na nota fiscal quando eu importar notas?
Na tela de configuração da Importação que esteja realizando a importação, verifique na guia Produtos > Movimentação Fisica, e inclua todos os CFOPs que faz importação de notas, assim o sistema irá gravar na guia Estoque da nota, para coluna de Movimentação Física a opção Não. Para saber mais, clique aqui
 
14. O sistema lança o ICMS das entradas no crédito. Qual a configuração para que o ICMS de compra não seja créditado na importação?
Verifique na configuração da importação que está fazendo, exemplos:
 
15. Para todo o CFOP é necessário um Acumulador?
Não. A não ser que para cada CFOP você deseje que seja gravado a nota em um acumulador diferente. Senão, pode indicar vários CFOPs para um mesmo acumulador. Só lembre que cada CFOP tem um tipo de tributação.
 
16. Existe uma importação automática para NFS-e Paulistana?
Sim. É possivel importar as notas de serviços tomados e prestados da Paulistana. Saiba mais:
Como importar a Nota Fiscal Eletrônica do município de São Paulo através do arquivo CSV Tomados?
 
17. No caso de NFC-e como é feito o cadastro de consumidor final padrão, sem CPF?
Acesse o menu Arquivos > Configuração de Importação > NFC-e Arquivo XML. Na guia Saídas > Geral no quadro Cliente padrão campo Cliente, selecione a opção 'Quando no arquivo não possuir'. Para saber mais, clique aqui.
 
18. Quando ocorre o erro da nota já ter sido importada. Teria como configurar para que este erro não venha a aparecer na tela?
Nesse caso pode selecionar na tela da configuração da importação para SOBRESCREVER REGISTRO EXISTENTE.
Assim ele importa e sobrescreve as notas que já tinham sido importadas, e não ocorre o erro.
Mas não é recomendado, pois se após a importação você já fez alguma alteração irá importar a nota novamente sem essa alteração, ou seja, somente com a informação que consta no arquivo.
 
19. Quando importamos CFOP e XML na versão 4.0 sempre da erro e trava a tela e pede relacionamento do CFOP e sempre está tudo correto?
Deve verificar se na configuração da importação que esta realizando, as vezes pode ter alguma exceção por produto, clientes ou forma que pagamento que não bate com as informações da nota, nesse caso, verifique se linha do CFOP do erro está tudo correto. Para saber mais, clique aqui.
 
20. Tem alguma forma de importarmos nf's canceladas e a Domínio reconhecer o cancelamento? se sim, como?
Sim, para realizar a importação de notas canceladas primeiramente você deve realizar a importação dos documentos normais, após na janela da importação padrão, selecione a opção para importar as notas canceladas
 
21. No caso do busca NF-e as notas são importadas de acordo com as configurações do NF-e arquivo XML?
Sim, as configurações de importação tais como relacionamento de CFOPs com acumuladores, para importação de notas pelo Busca NF-e, o sistema leva em consideração a configuração do NF-e arquivo XML.
 
22. Foi feita a importação pelo SPED no treinamento, qual a diferença para o XML? é um tipo de arquivo? 
SPED Fiscal é do tipo .txt, ele é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos precisam saber. Por exemplo informações do período em que são apurados os tributos ICMS e IPI. Já o Arquivo XML, é um tipo de arquivo de texto com formato definido pelo emissor, ou seja, pode ter qualquer formato. Esse arquivo xml é utilizado pelo SEFAZ para armazenar as informações fiscais da operação comercial, como a nota fiscal eletrônica.
 
23. Lá na importação notas fiscais, existe uma opção (editar arquivo) o que seria essa opção?
Opção serve para você editar o arquivo da importação em questão, caso haja alguma inconsistência na importação e neste caso você tem como alterar no arquivo.
 
24. Utiliza-se a importação via sped fiscal, quando este é gerado por um sistema de faturamento?
Correto, para importação do arquivo SPED Fiscal para o sistema domínio é necessário que o sistema do cliente de emissão de notas gere um arquivo no leiaute SPED Fiscal, caso tenha dúvidas se o arquivo gerado pelo mesmo é no leiaute do SPED ICMS/IPI consulte o leiaute no site da Receita Federal.
 
25. Quando a empresa é da modalidade geral (RS) e compra mercadorias de empresas do Simple Nacional. Como ajustar para o sistema corrigir o CST das mercadorias?
Acesse o menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃO DE IMPORTAÇÃO, e selecione o tipo de importação que deseja realizar. 
Na guia ENTRADAS, subguia IMPOSTOS, subguia CST/CSOSN, subguia ICMS, informe o CST/CSOSN no qual as notas devem ser importadas, e ao lado informe o CFOP da emissão da mesma.
 
26. Dentre as opções de importação seja NF-e ou NFC-e, para empresa que adota vários tipos de pagamento nas vendas que na importação não reconhece. o que fazer?
NF-e: Acesse o menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃO DE IMPORTAÇÃO, e clique em NF-E ARQUIVO XML;
Na guia SAÍDAS ou ENTRADAS, subguia ACUMULADORES, informe versão do XML 4.0, e verifique que o campo FORMA DE PAGAMENTO será habilitado, poderá deixar a opção TODOS selecionado para que seja importada todas as formas de pagamento para esse acumulador e CFOP relacionado, ou poderá selecionar, clicando no botão '[...] Definição' e informando as formas de pagamento.
 
NFC-e: Acesse o menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃO DE IMPORTAÇÃO, e clique em NFC-E ARQUIVO XML;
Na guia SAÍDAS ou ENTRADAS, subguia ACUMULADORES, informe o acumulador e na coluna FORMA DE PAGAMENTO, poderá deixar a opção TODOS selecionado para que seja importada todas as formas de pagamento para esse acumulador e CFOP relacionado, ou poderá selecionar, clicando no botão '[...] Definição' e informando as formas de pagamento.
 
No sistema há as seguintes formas de pagamento:
01 - Dinheiro
02- Cheque
03 - Cartão de Crédito
04 - Cartão de Débito
05 - Crédito Loja
10 - Vale Alimentação
11 - Vale Refeição
12 - Vale Presente
13 - Vale Combustível
14 - Duplicata Mercantil
15 - Boleto Bancário
90 - Sem pagamento
99 - Outros

Marcar todos como lidos