O que é DCTFWEB e quais os prazos de envio?

A DCTF Web - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web tem o intuito de modificar o modo em que são feitas as declarações das contribuições e tributos para a Receita Federal. Ela será gerada automaticamente com as informações prestadas no eSocial e/ou EFD-Reinf.
 
Veja a baixo o cronograma de envio:
 
• Primeiro Grupo
 
 
 
• Segundo Grupo
 
Faturamento Superior a R$ 4.800.000,00 no ano de 2017
 
 
Faturamento Inferior a R$ 4.800.000,00 no ano de 2017
 
 
• Terceiro Grupo
 
 
É importante destacar que a DCTFWeb utilizará os valores do eSocial e do Reinf, portanto para essa nova obrigação serão utilizadas as informações dos Módulos Folha e Fiscal.
 
OBS: Os contribuintes não devem confundir a DCTF já existente com a DCTFWeb, pois apesar dessas declarações terem nomes parecidos, elas têm intuitos diferentes.
 
Como os pagamentos eram realizados X Como os pagamentos serão realizados
Atualmente a GFIP é utilizada para gerar os pagamentos previdenciários, o contribuinte tem a opção de incluir e alterar os dados manualmente. A partir da obrigatoriedade desse informativo, os débitos serão gerados de forma automática pelas informações vindas dos informativos eSocial (Folha) ou da EFD-Reinf (Fiscal).
Os créditos, serão gerados através do eSocial ou da EFD-Reinf, importados dos sistemas da Receita Federal, ou podem ser inseridos manualmente na aplicação.
 
Benefícios
Entre os principais benefícios está a segurança, tanto para o governo quanto para o contribuinte já que agora será possível fazer uma validação cruzada entre os dados da DCTFWeb e dos valores gerados no eSocial e Reinf.

null

Marcar todos como lidos