Como gerar a DLPA no SPED ECD?

Para que o demonstrativo DLPA seja gerado corretamente no SPED Contábil deve ser observado os seguintes itens:
 
 
PLANO DE CONTAS
No plano de contas, no grupo Patrimônio Líquido, deve existir contas pertinentes ao Lucro/Prejuízo do Período e Acumulado:
 
 Lucro do período;
 Lucro acumulado;
 Prejuízo do período;
 Prejuízo acumulado.
 
1 – Caso essas contas ainda não estiverem cadastradas, no menu ARQUIVOS, opção Contas contábeis, deve ser feito o cadastro.
 
 
PARÂMETROS
1 – Acesse o menu CONTROLE, opção PARÂMETROS, na guia ZERAMENTO, subguia DESTINO DOS LANÇAMENTOS, deve configurar o zeramento para que a transferência da Conta destino passe primeiro pela conta Lucro/Prejuízo do período e depois para Lucros/Prejuízos acumulados;
2 – Deve marcar o quadro ‘[x] Transferir automaticamente o resultado para o Patrimônio Líquido’, e informar as contas cadastradas para ‘Lucro do Período’ e ‘Prejuízo do Período’. Na estrutura da DLPA, essas contas vão representar o saldo do ‘Lucro/Prejuízo líquido do ano’;
3 – Após, selecione a opção para ‘[x] Transferir automaticamente o resultado para a conta de Lucro ou Prejuízo Acumulado’, e informe as contas de Lucros Acumulados e Prejuízos Acumulados. Na estrutura da DLPA, essas contas vão representar o ‘Saldo anterior de Lucro/Prejuízo acumulado’;
 
4 – Selecione a opção ‘[x] Gerar lançamento de compensação entre as contas de Lucro e Prejuízo’.
 
 Com esta opção selecionada, caso tenha saldo na conta de Lucro e de Prejuízo, o sistema efetua o lançamento de compensação automaticamente, sempre que for realizado o zeramento.
 
 
5 – Clique no botão Gravar para finalizar os parâmetros.
 
OBS: A rotina de zeramento deve ser realizada após as configurações dos parâmetros, caso contrário, deverá excluir o zeramento anterior e efetuar a rotina novamente.
 
 
ESTRUTURA DLPA
Para gerar corretamente a DLPA no sistema e no SPED Contábil, destacamos as seguintes considerações sobre a estrutura:
 
 
 Para os grupos ‘Saldo Anterior de Lucros Acumulados’ e ‘(-)Saldo Anterior de Prejuízo Acumulados’ na estrutura da DLPA, na coluna VALOR, deixe selecionado a opção ‘Anterior’;
 Para o grupo ‘(-)Prejuízo Líquido do Ano’, na coluna BUSCA, selecione a opção ‘Total Débitos’; e;
 Para o grupo ‘Lucro Líquido do Ano’, na coluna BUSCA, selecione a opção ‘Total Créditos’.
 
 Clique aqui para configurações completas da estrutura.
 
 
IMPLANTAÇÃO DE SALDO
Para os clientes/empresas novas no Domínio Contábil, para os usuários que emitem a DLPA, não pode implantar o saldo diretamente na conta de Lucro/Prejuízos acumulados.
 
1 – Implante o saldo na conta de Lucro/Prejuízo do período e efetue o lançamento manual para as contas de Lucros/Prejuízos Acumulados utilizando origem ‘Transferência Lucro/Prejuízo’, conforme abaixo:
 
 
OBS:  Quando houver implantação de saldo do balancete (contas patrimoniais e de resultado) sem apuração do Lucro/Prejuízo do ano-calendário implantado, não precisa deste lançamento. Apenas realize a rotina de zeramento.
OBS: Dúvidas na rotina de implantação de saldo? Veja as soluções relacionadas. 
 
 
ZERAMENTO
1 – No menu UTILITÁRIOS, opção ZERAMENTO, informe a Data que será utilizado para os lançamentos de zeramento, coloque o Histórico dos lançamentos e clique no botão OK, para a rotina ser executada conforme as configurações dos Parâmetros.
 
Importante!
não recomendamos fazer o zeramento das contas de forma manual pelo menu Movimentos/Lançamentos. Pois, os lançamentos devem ter origem ‘Zeramento’ ‘Transferência Lucro/Prejuízo’ (transferência de Lucro/Prejuízo do Período para Lucros/Prejuízos Acumulados)
 
 
SALDO EM LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS

Ao efetuar o zeramento, se houver saldo nas contas de Lucro Acumulados e Prejuízos Acumulados no mesmo período, o sistema irá realizar o lançamento de compensação de Lucros x Prejuízos Acumulados automaticamente. 

 
1 – Faça a emissão do Balanço Patrimonial sem confrontar o saldo de Lucros x Prejuízos (quadro opções da tela de emissão do Balanço), avalie o saldo em Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados, sendo que para a conta de menor valor o sistema efetuou o lançamento da compensação automaticamente ao realizar o Zeramento. 
 
 
 
 
2 – Acesse o menu MOVIMENTOS, opção LANÇAMENTOS, e observe o lançamento de compensação de Lucros x Prejuízos e com a Origem ‘Compensação Lucros/Prejuízos’.
 
 
 
DESTINAÇÕES DO LUCRO 
Os lançamentos de distribuição de lucros, devem ser feitos em contas vinculadas na estrutura da DLPA.
 
1 – No menu MOVIMENTOS, opção LANÇAMENTOS, faça os lançamentos contábeis mas deve ficar atento a origem do lançamento da transferência do Lucro Acumulado para Lucros a Realizar/Distribuir, este lançamento deve ter a origem ‘Compensação Lucro/Prejuízo’.
 
Veja as soluções relacionadas sobre configuração da Distribuição dos Lucros.
 
 
Considerações finais:
  • Após encerramento do exercício, não deve haver saldo nas contas de resultado (custos, despesas e receitas) e nas contas de Lucro/Prejuízo do Período;
  • Lucros Acumulados deve apresentar saldo ‘C – Credor’;
  • Prejuízos Acumulados deve apresentar saldo ‘D – Devedor’.
  • A DLPA deve conter os valores corretos de acordo com o saldo de Lucros/Prejuízos acumulados do balanço patrimonial do mesmo período.
 

Marcar todos como lidos