IMPOSTOS
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em IMPOSTOS;
2 – Localize o imposto ‘146 – Fundo Estadual de Combate a Pobreza’;
3 – Na guia RECOLHIMENTO, quadro DADOS DO RECOLHIMENTO, coluna UF FAVORECIDA, verifique qual UF terá incidência de FCP na operação;
4 – Na coluna CONTABILIDADE, clique no botão ‘[...] Reticências’ e selecione a opção ‘[x] Gerar lançamentos contábeis por nota’;
5 – Na guia GERAL, quadro IMPOSTO A RECOLHER, preecha os campos apresentados com as contas contábeis e histórico que represente a operação;
OBS: Esta configuração deve ser realizada em cada UF que incide o imposto ‘146’ nas operações de sua empresa.
6 – Clique no botão [Gravar];
OBS: Para que o imposto ‘146 – FCP’ seja calculado, no imposto ‘145 – ICMS DIFAL – Consumidor Final Não Contribuinte’, na guia RECOLHIMENTO, quadro DADOS DO RECOLHIMENTO, na ‘UF Favorecida’ que será utilizada no lançamento, na coluna CALCULA ADICIONAL FCP deve estar selecionada a opção ‘Sim’. E, no cadastro do produto destacado no documento fiscal, na guia IMPOSTOS, subguia F.C. POBREZA, estar selecionado ‘[x] Calcular Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FCP’.
Realize um novo lançamento ou regere a contabilização dos existentes que contenham o imposto ‘146 – ICMS DIFAL – Consumidor Final Não Contribuinte’, observe a guia CONTABILIDADE dos lançamentos para verificar se a contabilização do imposto ocorreu.
OBS: No campo ESPÉCIE, deve estar selecionado as espécies/modelos: 55 – Nota Fiscal Eletrônica ou 65 – Nota Fiscal Consumidor Eletrônica.