Importação - Como importar os valores dos impostos '145-ICMS DIFAL Não Contribuinte' e '146-FCP Fundo de Estadual de Combate à Pobreza'?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!

Importante!
A importação das informações dos impostos citados nessa solução, estarão disponíveis para algumas importações como: NF-e Arquivo XML, SPED Fiscal, CT-e Arquivo XML e CT-e Portal. 
 
Nessa solução também contém alguns passos para corrigir a não importação dos valores do FCP. Primeiramente configure a empresa para realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte. Caso tenha dúvidas de como configurar a empresa para calcular os impostos “145” e “146” acesse o tópico Soluções Relacionadas.
 
Alguns pontos a serem verificados nas configurações e que ocasionam a não importação de valores para o FCP, está relacionado ao cadastro do imposto, onde geralmente a UF Favorecida está selecionado para não calcular e por mais que possuam as Tag's no arquivos, pode ocasionar divergências. 
 
Impostos
1 - Acesse o menu Arquivos > Impostos e localize o imposto '145 – ICMS DIFAL Não Contribuinte';
2 - Na guia Recolhimentos, no quadro Dados do recolhimento, localize a UF Favorecida e na coluna Calcula adicional FCP selecione 'Sim';
3 - Clique em [Gravar] para concluir.
 
Produtos
1 - Acesse o menu Arquivos > Produtos e localize o produto utilizado na operação;
2 - Na guia Impostos > F.C. Pobreza selecione '[x] Calcular Fundo Estadual de Combate á Pobreza - FCP' informe a UF Favorecida e alíquota desejada;
3 - Clique em [Gravar] para concluir.
 
Feito os passos de verificação, vamos a importação:
 
Importação
1 - Acesse o menu Utilitários > Importação > Importação Padrão > NF-e Arquivo xml;
2 - Clique no botão [Importar], para iniciar o processo de importação.
 
OBS: Para que seja realizada a importação dos valores referentes aos impostos '145-DIFAL-NC' e '146-FCP' na guia Estoque das Notas o arquivo XML deve possuir as TAGs (<vBCUFDest>, (pICMSDUFDest>, <pICMSInter>, <vFCPUFDest>, <vICMSUFDest> e <vICMSUFRemet>), em cada produto descriminado no arquivo .
 
OBS: Para que seja realizada a importação dos valores referentes aos impostos '145-DIFAL-NC' e '146-FCP' na guia ICMS das Notas o arquivo XML deve possuir as TAGs (<vFCPUFDest>, <vICMSUFDest>, <vICMSUFRemet>) dentro da TAG <ICMSTot> referente ao valores do ICMS.
 
3 - Realize a importação e avalie o resultado, acesse o menu Movimentos > Saídas, selecione a Nota importada;
4 - Na guia Estoque, avalie os valores informados no quadro ICMS DIFAL – Não Contribuinte;
 
OBS: Os valores dos campos 'Base Cálculo', 'Alíquota', 'Valor UF Origem', 'Valor UF destino' e 'Valor FCP' (Quando houver) serão importados conforme informado no arquivo do XML nas TAGs especificas;
 
5 - Na guia ICMS, avalie os valores informados no grupo Partilha do ICMS DIFAL – Não Contribuinte;

Marcar todos como lidos