Aguarde...
Domínio Atendimento
  

    GIA-RS: Como realizar no sistema o Detalhamento dos anexos VA e VB para que os mesmos sejam informados corretamente na GIA?

    ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO:

    E acompanhe o passo a passo abaixo!


    Anexo V.A - Saídas Isentas ou Não Tributadas – Detalhamento
    Anexo V.B - Outras Saídas - Detalhamento
     
    O detalhamento poderá ser informado de duas formas:
     
    • No Lançamento de Notas:
    1- Para que o sistema gere nos lançamentos de Notas as informações do Anexo VA e VB, deve ser realizado o detalhamento nas configurações dos Acumuladores e/ou Produtos utilizados para os lançamentos.
    1.1- Acesse o menu ARQUIVOS, e clique em ACUMULADORES;
    1.1.1- Nos acumuladores que serão utilizados clique na guia ESTADUAL e selecione as opções “Detalhamento anexo VA” e “Detalhamento anexo VB” informando a operação, assim ao realizar o lançamento da nota fiscal, o detalhamento pode ser informado na nota;
    1.2 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em PRODUTOS;
    1.2.1 - Nos produtos que serão utilizados clique na guia IMPOSTOS, opção ICMS, opção ESTADUAL II e selecione as opções “Detalhamento anexo VA” e “Detalhamento anexo VB” informando a operação, assim ao realizar o lançamento da nota fiscal, o detalhamento pode ser informado na nota.
     
    OBS: As opções de detalhamento do Anexo VA e Anexo VB listadas nos Acumuladores devem ser as mesmas listadas no cadastro dos Produtos, caso os detalhamentos estejam diferentes, o sistema irá buscar as informações do cadastro do Produto.
     
    2- Acesse o menu MOVIMENTOS, e clique em ENTRADAS ou SAÍDAS;
    2.1- Lance a nota fiscal utilizando os acumuladores configurados, se houver valor na linha ICMS no campo “Isentas” ou “Outras” será aberto automaticamente a janela DETALHAMENTO ANEXO VA (ISENTAS) ou DETALHAMENTO ANEXO VB (OUTRAS), avalie o preenchimento do quadro e clique no botão [Gravar];
    2.2- Caso deseje alterar informações do anexo VA ou VB em notas já gravadas clique no botão [Anexo VA e VB].
     
    OBS: Quando no lançamento algum dos produtos da guia Estoque possuir valor informado no campo "Isentas" ou "Não Incidência" e em seu cadastro não estiver preenchido a informação do "Detalhamento Anexo VA"  e "Detalhamento Anexo VB", e no acumulador utilizado no lançamento estiver informado o detalhamento, será utilizada a informação do acumulador para preencher as informações do  botão "Anexo VA e VB"  do produto que não tem informação.
     
    • Através do menu MOVIMENTOS/OUTROS.
    3- Para informar os valores através das janelas de detalhamento , acesse o meu MOVIMENTOS, OUTROS e clique em ANEXO VA (Para valores isentos) ou ANEXO VB (Para valores Outros);
    3.1- Informe a data da competência e o CFOP, no campo “Valor total lançado nas notas de saídas no período” será informado o valor total disponível para o detalhamento no período;
    3.2- Selecione o “Código/Descrição” referente a operação e informe o valor, Sendo que o valor total deve fechar com o valor informado no campo "Valor total lançado nas notas de saídas do período".
     
    4- Apure o período, gere o arquivo da GIA-RS, valide o mesmo e avalie o resultado. 
     
    OBS: No vídeo é demonstrado os valores dos detalhamentos através do relatório do informativo GIA. A partir da competência 10/2016 deve ser gerado o informativo GIA através do SPED FISCAL.
     
     
    Soluções Relacionadas